Andrelândia foi destaque no II Simpósio Municipalista da Zona da Mata realizado pela AMPAR

Andrelândia foi destaque no II Simpósio Municipalista da Zona da Mata realizado pela AMPAR

No dia 29 de novembro, a AMPAR (Associação dos Municípios da Microrregião Vale do Paraibuna) realizou no município de Juiz de Fora o II Simpósio Municipalista da Zona da Mata, com grande participação de prefeitos e gestores associados. Entre um dos assuntos abordados, Andrelândia foi citada como o município que ocupa a primeira posição na Ampar em relação à prestação de contas.

 

No evento foram discutidos diversos assuntos de grande importância, como o debate sobre extinção de pequenos municípios; a prestação parcial de contas e o levantamento das ações desenvolvidas no ano de 2019; o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) via consórcio; além de uma excelente palestra sobre captação de recursos internacionais e nacionais, também via consórcio.

 

Andrelândia citada como exemplo

Sobre a captação de recursos internacionais, o palestrante Dr. Domingos Filho, o qual já exerceu diversas atividades legislativas e executivas no serviço público, pelo estado do Ceará, inclusive como vice-governador deste estado. Recentemente foi Presidente do TCE do Ceará e no momento ocupa o cargo de Conselheiro do TCE-CE.

 

O Dr. Domingos Filho fez uma explanação a respeito Resolução do Senado Federal nº 15/2018, a qual possibilita a contratação de operação de Crédito Externo e Interno, via consórcios. Ao fazer uma análise dos municípios aptos a contratar este tipo de crédito, citou Andrelândia como exemplo por atender a todos os requisitos necessários. “O município de Andrelândia hoje ocupa o primeiro lugar entre os associados da Ampar, como o que possui a prestação de contas mais correta. Com isso, Andrelândia atende a todos os requisitos para pleitear esta operação de crédito”, explicou.

 

SIM

Outro assunto abordado no Simpósio foi o Decreto Federal que passará a vigorar a partir do dia 03 de fevereiro de 2020, o qual altera as competências dos consórcios públicos municipais em relação ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal.

 

De acordo com o Decreto, os produtos poderão ser comercializados em quaisquer dos municípios integrantes dos consórcios específicos. Esta é uma excelente notícia para os municípios associados a AMPAR, pois a associação já conta com o Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M), com diversos municípios que aderiram ao programa, incluindo Andrelândia.


Extinção de pequenos municípios

Já sobre a proposta do Governo Federal da Extinção dos Municípios com menos de 5 mil habitantes, todos os presentes no Simpósio foram contrários à essa mudança, uma vez que a medida projetada pelo ministro Paulo Guedes não irá gerar a economia, de acordo com a opinião diretoria AMPAR/CIMPAR.

 

 

picture
picture
picture
picture
picture
picture
picture
picture
picture
picture
picture
picture
picture
picture
picture