Andrelandense lança livro sobre o Festival de Férias

Músicas, atividades culturais e esportivas, encontros e acima de tudo amizade. Estas foram algumas das motivações que levaram um grupo de jovens de Andrelândia a criar uma das maiores festas do município, o Festival de Férias.
A festa que surgiu despretensiosa, foi acumulando histórias, criando laços e atingindo dimensões que aqueles jovens nunca poderiam imaginar, fazendo com que o Festival de Férias se tornasse não só uma das maiores festas da cidade, como de toda a região. “Quem teve a ideia inicial do Festival de Férias foi a Jacqueline Junqueira Carvalho Guimarães. Ela comentou com umas amigas – Rogéria, Tânia e Norminha, e elas gostaram muito. Então a Jacqueline me procurou e eu abracei a ideia na hora. A festa surgiu pela necessidade de reunirmos os amigos em uma mesma época. Convocando a todos que moravam ou estudavam fora, pois as greves nas faculdades impedia de nos encontrarmos nas férias normais”, explica Paulo Vitor da Cunha Alexandre, um dos idealizadores da festa.
A Obra
E tantas histórias não poderiam ficar só na memória, por isso Paulo Vitor resolveu eternizar no livro “Festival de Férias – Andrelândia – MG”, o qual relata os Festivais que aconteceram entre os anos de 1985 a 1990.
Detentor de um grande acervo desta festa como: fotos, vídeos, súmulas, recortes de jornais, além das lembranças que carrega na cabeça e no coração, Paulo Vitor resolveu colocar isso tudo em um livro que contém 362 páginas e 95 fotografias, além de um DVD. “Eu sentia a necessidade de registrar esses encontros. Queria de alguma forma eternizar aqueles momentos. A obra também é uma maneira de deixar sugestões e exemplos para que outras pessoas se inspirem e façam algo parecido”, explica o escritor.
Para realizar este sonho, Paulo Vitor revela que contou com o apoio de muitos amigos, os quais se uniram e criaram “uma rede do bem” para angariar fundos para materializar este sonho. “Cada doação que os amigos davam era um incentivo. Eu não teria como editar o livro sem essa contribuição. Sem meus amigos nada disso seria possível!”
O escritor revela ainda que como ele possui muito material, existe conteúdo para fazer mais uma obra. “O livro teve que ser reduzido ao máximo, pois estava grande demais. Ainda ficou um segundo livro sobre as atividades do Festival  chamado ‘Como fazer…?´ensinando a montar cada atividade do Festival”, explica.
Com um tom de nostalgia Paulo Vitor revela a saudade que carrega daquele tempo. “Tenho muitas saudades da alegria, da agitação, da quantidade de atividades, da confraternização entre andrelandenses e também com os visitantes de outras cidades! Naquela época idealizávamos e realizávamos. Nos preenchíamos de Andrelândia! E a saudade é a prova de que tudo valeu a pena!”
 
O Lançamento
O lançamento do livro “Festival de Férias – Andrelândia – MG” acontecerá às 20h, neste sábado (07 de agosto), no Cine-Theatro Glória.
Devido a pandemia de Covid, haverá restrições de lugares. Porém o escritor revela que posteriormente atenderá mais pessoas.