Cadastramento Escolar 2022 das Redes Estadual e Municipal de Ensino começa nesta quarta-feira

Cadastramento será realizado exclusivamente pela Internet

Começa hoje (17 de novembro) o cadastro escolar da rede pública de ensino de Minas Gerais para o ano letivo de 2022. Este ano, o cadastramento será realizado exclusivamente pela Internet, através do site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.
O processo que é realizado por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), encerra no dia 10 de dezembro. Os pais que precisarem de ajuda para fazer o cadastro podem procurar as escolas no período de 8h às 11h.
Durante o cadastro, pais e responsáveis devem apresentar informações como nome completo, data de nascimento, endereço completo, CEP, identidade do aluno (se possuir), CPF do aluno (se possuir), nome de pai ou responsável legal, entre outros.

Quem deve se cadastrar:
1) Crianças de seis anos completos, ou a completar até 31 de março de 2022, que irão ingressar no 1º ano do ensino fundamental;
2) Estudantes vindos de outras redes de ensino (exceto instituições da rede estadual ou municipais que aderiram à iniciativa), que desejam ingressar na educação básica estadual;
3) Estudante matriculado em escola pública em 2021, mas sua unidade não oferecerá o nível de escolaridade a ser cursado por ele em 2022;
4) Estudantes matriculados na rede estadual em 2021, que não renovaram sua matrícula para 2022;
5) Estudantes que pretendem ingressar em cursos da educação profissional em uma escola da rede estadual;
6) Estudantes que pretendem voltar aos estudos nos ensinos fundamental, médio regular, ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Lembrando que para ingressar na EJA é necessário ter no mínimo 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o médio.

Divulgação
A divulgação dos resultados dos candidatos inscritos no sistema está prevista para o dia 20 de dezembro, exclusivamente através do site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.
Após esta divulgação os candidatos deverão comparecer na escola para efetivar a matrícula.
Além de matricular seus filhos na escola, pais e alunos também devem ter em mente a importância de desenvolver fortes habilidades de redação. Ensaios são uma forma comum de avaliação em escolas e universidades, e ser capaz de escrever ensaios bem estruturados e coerentes é essencial para o sucesso acadêmico. Os alunos podem se beneficiar praticando suas habilidades de escrita por meio de exercícios, buscando feedback de escritores em https://essayswriting.org/ e lendo amplamente. Nunca é cedo demais para começar a aprimorar essas habilidades e, sem dúvida, elas servirão bem aos alunos ao longo de suas carreiras acadêmicas e profissionais.