Campanha Novembro Azul – Secretaria de Saúde realiza mutirão de exames de PSA

A Secretaria de Saúde de Andrelândia realizou nos dias 20 e 27 de novembro uma ação da campanha Novembro Azul, na qual foram realizados exames de PSA nos homens da faixa etária entre 50 e 55 anos.
No total, 246 homens compareceram no laboratório para coletar o sangue e realizar o exame.
Posteriormente, os exames foram encaminhados para os PSF’s para avaliação médica.
Câncer de Próstata
O câncer de próstata é uma doença absolutamente assintomática em sua fase inicial. Apenas casos de doença avançada terão manifestação clínica, como: dificuldade para urinar, jato fraco e vontade frequente de urinar, dor óssea e fraturas patológicas.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen.
Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.
 Diagnóstico do Câncer de Próstata
A grande maioria dos casos de câncer de próstata é diagnosticada através de exames de PSA e toque retal.
O PSA é uma proteína produzida pela próstata que fica com concentrações aumentadas em algumas condições, entre elas o câncer de próstata.
A indicação da Sociedade Brasileira de Urologia é a realização anual do exame de dosagem do PSA e do exame de toque retal a partir dos 50 anos para a população em geral. Homens negros ou com história familiar deve iniciar o rastreamento a partir dos 45 anos.