CAPS de Andrelândia já possui cerca de 600 usuários cadastrados

Inaugurado em janeiro de 2020, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Andrelândia já se tornou um centro de referência para tratar pessoas com transtornos e sofrimentos mentais e dependentes de álcool e outras drogas. Neste período, o CAPS já cadastrou cerca de 600 usuários e já realizou mais de 21 mil atendimentos/procedimentos.
Com uma equipe formada por médico, psicólogo, enfermeiro, assistente social, técnico em enfermagem, auxiliar administrativo e serviços gerais, o CAPS realiza atendimento diário de adultos e atendimentos ambulatoriais de crianças, jovens, adultos e idosos.
As atividades contam com atendimentos individuais, ações coletivas, oficinas terapêuticas e ações de articulação junto aos demais serviços de Saúde da rede do Hospital Municipal, da Estratégia de Saúde da Família e do Centro de Fisioterapia. Além de outros setores da Educação, Cultura, Lazer, Esporte, Assistência Social.
As pessoas que necessitam de atendimento no CAPS devem procurar o PSF onde é cadastrado para que seja realizado o devido encaminhamento.
O que é o CAPS?
O CAPS é um serviço destinado a acolher e acompanhar pacientes com transtornos mentais graves como depressão moderada a grave, ansiedade generalizada, tentativa de autoextermínio, automutilação, esquizofrenia ,transtorno bipolar, dependentes químicos de álcool e drogas, entre outros, através de atendimento integral que visa estimular e apoiar os usuários em suas iniciativas de busca da autonomia, acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.