CAPS I de Andrelândia volta a ofertar atividades em grupo aos pacientes de saúde mental

De forma gradativa, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) de Andrelândia, está voltando a oferecer as atividades em grupo. O Centro, que realiza atendimentos em pacientes com transtornos mentais graves, crônicos e dá suporte aos que fazem uso abusivo de álcool e drogas, teve as atividades em grupo suspensas por causa da pandemia da Covid-19.

Os grupos de atividades são conduzidos pelos técnicos que compõem a equipe multidisciplinar do CAPS I, como: psicóloga, assistente social, enfermeira e médica.

Além das atividades em grupos, conhecidas como oficinas terapêuticas, os pacientes do CAPS I ainda possuem as seguintes atividades: acolhimento, atendimento médico psiquiátrico, atendimento psicológico e de assistência social, além das visitas domiciliares.

A coordenadora do CAPS I, Betânia Carvalho Moreira, explica que o retorno de forma gradual busca trabalhar as limitações dos pacientes. “Retornamos os grupos terapêuticos de forma gradativa e previamente agendada, com número de usuários e horário reduzidos. Buscamos trabalhar as necessidades existentes, trabalhando as limitações, adesão ao tratamento e uso correto das medicações, promovendo autonomia, desenvolvendo habilidades”, detalhou.

O CAPS I funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Dr. Walter Octacílio Silva, nº 1.100-F – Bairro Quincas Tibúrcio. Mais informações pelo telefone (35) 3325-2665.