Detento do Presídio de Andrelândia é aprovado na UFSJ

*Foto: SEJUSP

O detento Josenilton Silvério de Almeida conquistou um sonho de muitos brasileiros, ingressar em uma Universidade Federal. Após prestar o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) no início de 2021, Josenilton conseguiu uma vaga para fazer o curso de Geografia-Licenciatura, na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
As aulas de Josenilton tiveram início em maio e ele já está no segundo período do curso, realizando as atividades em um computador disponibilizado pelo presídio.
Para se preparar para as provas, o detento utilizou os livros da biblioteca do Presídio, a qual contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da ONG RECODE, através de curso ofertado aos IPL’s e contou também com o apoio da população, que além das doações de livros, também doaram materiais de construção para a obra da Biblioteca do Presídio.
Josenilton foi o segundo detento do Presídio de Andrelândia a realizar o Enem, sendo o primeiro a chegar a uma Universidade Federal. O outro preso cursou Direito, durante prisão domiciliar, em uma faculdade particular.

Exemplo a ser seguido

Após conquistar a vaga na UFSJ, Josenilton incentivou outros detentos a voltarem a estudar. Tanto que sete deles realizaram a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) nos dias 13 e 14 de outubro. Foram cinco presos realizando a prova para a conclusão do Ensino Fundamental e dois para concluir o Ensino Médio.
*Com informações do Site oficial e redes sociais da SEJUSP.