Inaugurado oficialmente o Paço Municipal José Maria Meireles de Carvalho

Prédio abriga gabinetes do prefeito e vice-prefeito, além de outros setores da administração municipal

A Prefeitura de Andrelândia, através da Secretaria de Obras, inaugurou oficialmente nessa terça-feira (26 de outubro) o Paço Municipal José Maria Meireles de Carvalho. Participaram do evento os chefes do Executivo e suas esposas, os secretários municipais, os vereadores, padre Domingos Sávio, familiares do senhor José Maria Meireles de Carvalho e os funcionários do prédio.
No prédio sede da Prefeitura funciona os gabinetes do Prefeito e Vice-prefeito, a Secretaria de Obras, o Setor de Meio Ambiente, as assessorias de Comunicação e Jurídica e a Defesa Civil.
A obra que custou cerca de R$ 164 mil foi quase totalmente custeada com recursos próprios do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Fumpac), uma vez que o prédio é um patrimônio histórico público, tombado pelo Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Andrelândia (Compac).
Entre os trabalhos realizados no prédio estão a troca de todo o engradamento e do telhado; troca do assoalho do andar superior e do piso do primeiro andar; pintura; reforma da escada; instalação de uma rampa de acessibilidade; e a importante recuperação das pinturas do pintor alemão Walter Kessler, que esteve em Andrelândia por volta de 1940. Essa restauração foi realizada pelo artista Gege Resende, de Bom Jardim de Minas.
Homenagem
O senhor José Maria Meireles de Carvalho foi um dos políticos mais influentes de Andrelândia. Foi prefeito pela primeira vez de 1967 a 1971 e depois de 1977 a 1983. E de 2001 a 2004 e de 2005 a 2008 encerrou sua carreira política, como vice-prefeito de Francisco Carlos Rivelli (Cacau), o qual é o atual prefeito municipal, em seu quarto mandato à frente do Executivo.
O senhor José Maria Meireles de Carvalho foi casado com Maria Aparecida Salgado Alves Meireles e pai de Maria Inês Alves Meireles, Regina da Glória Alves Meireles e Cláudio Roberto Alves Meireles.
Homem visionário, o senhor José Maria foi responsável por construir grandes obras em nosso município, como a Ponte sobre o Rio Turvo Pequeno (zona urbana), a Ponte sobre o Rio Turvo Grande (zona rural), pavimentação de diversas ruas, construção dos primeiros mata-burros de metal, adquiriu a primeira patrol do município para a conservação das estradas vicinais, entre outros.
A frente do Executivo municipal, o senhor José Maria também foi um empreendedor na área da Educação, sendo responsável pela construção de 10 escolas rurais, além dos grupos do Rosário e Areão.