Prefeitura de Andrelândia reestrutura Defesa Civil

No dia 16 de julho foram empossados os novos membros da Coordenadoria de Defesa Civil e do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil do Município de Andrelândia (Compdec). A cerimônia aconteceu no Cine-Theatro Glória e contou com a presença agente regional de Defesa Civil do Subtenente Vidigal.
Durante a cerimônia, o Subtenente destacou que as ações mais importantes a serem desenvolvidas pela Compdec são as preventivas, ou seja, aquelas que visam evitar que o desastre ocorra. “O trabalho de prevenção necessita do envolvimento da população. É essencial que as pessoas das comunidades, normalmente moradores de áreas de risco já conhecidas e mapeadas, observem qualquer anormalidade e entrem em contato com a Defesa Civil do município, para que seja verificado os possíveis riscos e tomadas as devidas providências”, destacou o subtenente Vidigal.
O QUE É A DEFESA CIVIL?
A Defesa Civil é o órgão responsável por prevenir e socorrer pessoas das situações de desastres. O trabalho de prevenção começa com o mapeamento das áreas de risco, a localização e constatação de situações que possam culminar em desastres ou acidentes. Diante destas condições a Defesa Civil realiza ações preventivas para evitar que o desastre aconteça e, se acontecer, que cause o mínimo de danos às pessoas e ao meio ambiente.
Mas quando o desastre acontece sem cuidados prévios, a Defesa Civil age prontamente socorrendo e minimizando os efeitos causados as pessoas e ao meio ambiente até a completa estabilização da normalidade, com reparação dos danos eventualmente causados.