Andrelândia

Andrelândia é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Localiza-se na Mesorregião do Sul e Sudoeste de Minas e sedia a Microrregião de Andrelândia, ao sul da capital do estado, da qual está a cerca de 300 km. Ocupa uma área de aproximadamente 1 005 km² e sua população, em 2014, foi estimada em 12 507 habitantes, sendo o 296º município mais populoso do estado de Minas Gerais e o segundo de sua microrregião.

Foi fundada em 20 de julho de 1868 com o nome de Vila Bela do Turvo e constituída por cinco distritos: Turvo, Arantes, Bom Jardim, Madre de Deus do Rio Grande e São Vicente Ferrer. Ao longo dos anos os distritos elevaram-se a cidades, restando em Andrelândia apenas a sede, seu único distrito. Ao longo de sua história, o município teve várias denominações. Desde a lei estadual 1 160, de 19 de setembro de 1930, permanece sua denominação atual.

A cidade tem grande tradição em turismo. Muitos de seus antigos casarões são considerados patrimônios históricos municipais. Outros destaques são as festas religiosas, como a Festa de São Sebastião, Folia de Reis, Semana Santa, Festa de São Benedito, Corpus Christi e a festa da padroeira, Nossa Senhora do Porto, em agosto.

A cidade é conhecida por ser a terra natal do professor, historiador e acadêmico José Murilo de Carvalho, conhecido internacionalmente.