Laticínio Fazenda Generosa vence concurso internacional da ExpoQueijo Brasil 2021

Queijo Minas Lendário ganhou medalha de ouro e irá participar de concurso Mondial du Fromage, na França

O produtor de queijos de Andrelândia Joaquim Luiz de Carvalho do Laticínio Fazenda Generosa ganhou medalha de ouro na ExpoQueijo Brasil 2021 | Araxá International Cheese Awards, na categoria Queijo de Vaca, leite: pasteurizado, tratamento de coalhada: cozida, meia cura (30‐60 dias). O evento aconteceu entre os dias 04 e 07 de novembro, em Araxá.
O empresário Joaquim Luiz de Carvalho revela a emoção de receber a notícia através da amiga e presidente da Associação de Produtores de Queijos Artesanais da Serra de Ibitipoca Maria Elisa de Almeida “Acordei no dia 07 com uma mensagem da Maria Eliza dizendo que nós conquistamos a medalha de Ouro com o queijo de nossa autoria, o Lendário, e ainda estávamos concorrendo na categoria Super Ouro, onde somente os 15 queijos, entre os mais de 800 de todo o mundo, classificam com as maiores notas”, explica.
Joaquim confessa que a emoção foi tão forte, que ele quis compartilhar a felicidade com seus familiares imediatamente. “Foi um impacto muito grande, gritei minha esposa e grande incentivadora Nádia, para contar. Ela achou que eu estava passando mal. Mas logo percebeu que era algo mágico que acabava de acontecer com todos nós. De imediato liguei para minha mãe, que chorou de emoção no telefone, e isso também foi muito marcante. Estamos extasiados ainda, tudo é muito novo”.
O empresário destaca que foram mais de 30 anos de trabalho, até notarem que haviam criado um queijo muito especial para concorrer em um concurso internacional. “O trabalho é diário e árduo, mas o resultado traz uma recompensa que poucas profissões trazem. A alegria em ver famílias, parentes, amigos comerem seus queijos, e receber um elogio. Entrar na casa das pessoas todos os dias, com nossos queijos, é algo de muita responsabilidade e tentamos fazer o melhor sempre”.

O Concurso
No total, mais de 800 queijos de todo o mundo, foram avaliados por um corpo de jurados composto por 150 pessoas de diversas áreas de atuação, que foram preparados pela Organização Nacional de Provadores de Queijo (ONAF), sediada na Itália, para avaliar os produtos.
O Queijo Minas Lendário – Meia Cura da Fazenda Generosa agora irá atravessar o oceano Atlântico e desbravar o Velho Continente. Isso porque ele irá participar do concurso Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, na França, entre os dias 12 e 15 de setembro de 2022.
O empresário Joaquim Luiz de Carvalho destaca que poder participar de mais um concurso internacional é algo surreal. E que ele pretende levar de maneira honrosa o nome de Andrelândia para o maior concurso de queijos do mundo. “A França é o berço dos queijos mais importantes do mundo, e estaremos entre eles, só isso já é algo de máxima importância e orgulho pra todos nós. Será sem dúvida, um grande desafio, espero superar mais está expectativa. Quero representar nossa querida Andrelândia da melhor maneira possível, espero ter a torcida de todos”.
A História do Laticínio Fazenda Generosa
O laticínio deu início por volta de 1.950, através do precursor Quincas Tibúrcio, que montou cinco laticínios, os quais levaram o nome de Flash. A marca teve representação em diversos estados do país, principalmente no Rio de Janeiro.
Dando prosseguimento aos negócios do avô, José Luiz Leite Carvalho, o qual é pai do empresário Joaquim Luiz de Carvalho, fundou o Laticínio Fazenda Generosa, em meados de 1.985.
Pioneiro em Andrelândia, José Luiz deu início a uma pequena produção de leite pasteurizado e queijos artesanais. “Agora, eu estou seguindo seus passos, nunca deixando de lado, todos os seus conselhos e ensinamentos que me passa até hoje”, revela Joaquim Luiz de Carvalho.
O empresário afirma ainda que a luta em produzir queijos no Brasil é um desafio diário para todos os produtores, mas que ele conta com colaboradores especiais. “Os produtores que me fornecem leite, fazem tudo com o máximo de carinho, dedicação e higiene, para nos passar o melhor leite possível. Temos leite em nossa Fazenda, e de outros produtores e amigos, que dedico grande parte dessa premiação a eles”.
Joaquim destaca que apesar de sua equipe ser pequena, ela é muito dedicada e competente. Uma mistura que fez com que o seu produto fosse reconhecido neste concurso internacional. “Tenho muito o que agradecer a minha equipe. O Paulo, nosso mestre queijeiro que está desde o início dessa jornada; ao seu filho Elian, que vem seguindo os passos do pai; ao Ygor que é o mais novo na equipe. Manoel que está sempre se dedicando em nos ajudar. Meu sobrinho José Ricardo, que muitas vezes fica até sem almoço, se dedicando ao máximo em levar nossos queijos a todos os comércios de Andrelândia e região. E ao Jonas que vem levando muita técnica e sabedoria pra todos nós. Meu muito obrigado”.
E um laticínio familiar, só pode ter conquistado tantas vitórias com a união da família. Por isso, o empresário faz um agradecimento muito especial a quem sempre esteve ao seu lado. “Primeiramente quero agradecer a Deus e Nossa Senhora Aparecida, no qual toda minha família é tão devota, aos meus pais, José Luiz e Ângela, em quem sempre procuro me espelhar, a minhas irmãs Carolina, Virgínia, Fernanda e Amanda, todos os meus sobrinhos e afilhados, minha família Carvalho, a meus filhos Matheus e João Lucas e principalmente a minha esposa Nádia Pinheiro que nunca soltou minha mão, e acredita no meu trabalho. Vocês sim são de Ouro”.
O empresário também estende seus agradecimentos para toda a nossa cidade. “Muito obrigado a todos os andrelandenses que confiam em nós, a prefeitura de Andrelândia que procura manter nossas estradas em ótimas condições, e a toda equipe envolvida. O meu muito obrigado por tudo”.
No dia 31 de maio, o Laticínio Fazenda Generosa também conquistou o Selo de Inspeção Municipal (SIM) com o apoio da Prefeitura de Andrelândia, através da Ampar/Cimpar.