Você está visualizando atualmente Prefeitura de Andrelândia oferece mais de 2.200 refeições por dia para os alunos da rede municipal de ensino

Valores nutricionais superam em mais de 100% os exigidos pelo PNAE

Alimentação nutritiva, equilibrada e saborosa. Estes são os atributos básicos da merenda escolar do município de Andrelândia. Ao todo, a Prefeitura oferece mais de 2.200 refeições diárias. “Além da merenda que servimos para todos os alunos, os estudantes da zona rural ainda fazem duas refeições extras por dia (desjejum e lanche). E as crianças da creche recebem o desjejum, almoço com sobremesa, mamadeira para dormir e o lanche da tarde”, explica a nutricionista da Secretaria de Educação, Virginia Carvalho.
A nutricionista releva também que a preocupação com a qualidade da alimentação dos estudantes começa com os fornecedores, passando pela elaboração de um cardápio e o preparo dos alimentos. “Os fornecedores entregam os alimentos mensalmente, as carnes quinzenalmente e as verduras, legumes e frutas semanalmente. Com isso, os alimentos estão sempre frescos e saudáveis. Além de diminuir consideravelmente o desperdício de alimentos”.
Virginia observa que as refeições servidas nas escolas municipais ultrapassam em mais de 100% os valores nutricionais exigidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Nosso cardápio sempre busca suprir todas as necessidades nutricionais dos alunos. Mesmo porque sabemos que os alunos da zona rural realizam as principais refeições na escola. Afinal, muitos saem de casa muito cedo e retornam só de tarde para seus lares”.

Além da merenda

A Secretaria de Educação preocupada com os alunos da zona rural que percorrem um longo trajeto até chegar à sala de aula, implantaram nas escolas o desjejum e o lanche de volta a casa. “Os estudantes da zona rural quando chegam nas escolas tomam o café da manhã e quando retornam para suas casas recebem um lanche para comerem no trajeto”, explica Virgínia Carvalho.