PSF 3 se enfeita para a campanha Outubro Rosa

Chegou o Outubro Rosa, mês dedicado ao movimento que tem o objetivo de levar conscientização sobre a prevenção do câncer de mama ao maior número possível de mulheres e seus familiares. Pensando nisso, os funcionários dos PSF 3 enfeitaram todo o prédio para ressaltar importância desta campanha.
Entre as ações implementadas pelo PSF 3 para a campanha Outubro Rosa, está uma palestra sobre o câncer de mama que acontecerá nesta sexta-feira (08 de outubro). A palestra será direcionada para mulheres da faixa etária etária da campanha, que compreende de 50 a 69 anos. Na ocasião também será distribuído pedidos de mamografia para as mulheres que comparecerem.
Câncer de Mama
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), atualmente o câncer de mama é o mais comum no mundo, superando o de pulmão. Em 2020 foram diagnosticados mais de 2,2 milhões casos de câncer de mama em todo mundo, representando 11,7% do total.
Uma das razões para que o câncer de mama tenha se tornado de maior incidência pode estar relacionado, dizem os especialistas, a fatores sociais como o envelhecimento da população, a maternidade cada vez mais tardia ou outras situações como a obesidade, o sedentarismo, consumo de álcool ou dietas inadequadas.
 
Brasil
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama também o tipo de câncer mais incidente em mulheres de todas as regiões. As taxas são mais elevadas nas regiões Sul e Sudeste.
Em 2021, estima-se que ocorrerão mais de 66 mil casos novos da doença. A incidência do câncer de mama tende a crescer progressivamente a partir dos 50 anos, assim como a mortalidade por essa neoplasia. Por isso, o diagnóstico precoce é a melhor forma de combater essa doença. Procure o seu PSF e agende sua mamografia.

Skip to content